Joias, se receberem o devido cuidado, podem se tornar uma estimada herança de família.
Poeira, poluição e desgaste diário podem prejudicar as peças: gemas podem ter seu brilho ofuscado e a superfície do ouro pode se tornar opaca. A limpeza correta das peças também é primordiais para sua conservação. Além disso, é importante guarda-lá em um local apropriado.
Analise a sua joia regularmente e tome as cuidados básicos e necessários para mantê-las em um bom estado.
Cuidados básicos
-
Evite usar as joias para desenvolver serviços manuais pesados pois elas podem ser danificadas;
-
O suor pode acelerar o processo de oxidação, sendo assim, é importante evitar o uso de jóias em atividades físicas;
-
Procure não deixar suas joias em contato com produtos químicos (perfumes, cremes, bronzeadores, sabonetes, agua-sanitária, cloro de piscina, medicamentos, etc.) pois eles atacam a liga do metal, alteram a cor das pedras e podem causar danos irreversíveis a sua peça. Ao usá-los, espere alguns minutos para colocar sua joia;
-
Poupe a exposição ao sol e o calor excessivo sobre sua peça;
-
Proteja sua joia de impactos contra superficies duras e evite o contato com superfícies abrasivas (até mesmo um diamante pode se lascar se atingido com muita força ou em um determinado ângulo);
Como limpar suas joias
Precauções básicas devem ser tomadas com todas as suas joias na hora da limpeza. No entanto, algumas gemas, como descrito nesta seção, exigem cuidados especiais.
-
Joias sem pedras: deixe a peça de molho por alguns minutos em uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio. Passe levemente uma escova de cerdas macias em água corrente e seque com um papel delicado.
-
Joias com pedras preciosas (exceto esmeralda, pérolas e gemas orgânicas): lave-as com água morna e detergente neutro, friccionando de forma suave uma escova de cerdas macias. Seque com um papel delicado.
-
Joias com esmeraldas: use água fria e sabão neutro. Enxágue-as e seque sem esfregar.
-
Joias com pérolas e outras gemas orgânicas: pérolas necessitam de um cuidado especial. Elas não devem entrar em contato com a água, pois a umidade enfraquece o fio de seda. Evite também o contato de peças que possuem pérolas com outras joias. Limpe a peça suavemente e apenas com um pano macio e úmido ou algodão, jamais utilizando qualquer tipo de escova.
-
Joias escurecidas pelo iodo: algumas pessoas apresentam maior concentração de iodo no organismo e suas joias escurecem mais facilmente. Para voltarem a cor original, providencie novo polimento por um profissional de confiança.
Por fim, nunca ferva suas peças com detergentes pois o calor e os produtos químicos são inimigos das joias.
Como guardar suas joias
O armazenamento da joia é muito importante. No momento da compra, a joia é enviada em uma caixa protetora, feita em um material adequado e devidamente forrada para receber peças em ouro. Entre os usos, recomendamos que você a devolva ao seu estojo original.
-
Guarde suas joias separadas umas das outras por veludo ou flanela macia, evitando que se risquem;
-
Pérolas, esmeraldas e gemas orgânicas precisam “respirar” e ressentem-se da umidade ou secura excessivas. Guarde suas peças em locais arejados e não as envolva em sacos plásticos.
Oxidação
A prata e o cobre (metal presente na maioria das ligas de ouro) em contato com o ar passam por um fenômeno químico denominado oxidação, podendo ocasionar uma alteração na coloração original da joia. Esta alteração de cor não representa mudança na qualidade ou no teor das ligas. É uma alteração natural e superficial, ocorrendo em maior ou menor intensidade em função de fatores tão distintos como a proximidade do mar, o PH da pele, ou a forma de acondicionamento da joia. Se, por ventura, sua joia apresentar características de oxidação, providencie um novo polimento por um profissional de confiança.