Como cuidar das suas joias

Joias, se receberem o devido cuidado, podem se tornar uma estimada herança de família. 

Poeira, poluição e desgaste diário podem prejudicar as peças: gemas podem ter seu brilho ofuscado e a superfície do ouro pode se tornar opaca. A limpeza correta das peças também é primordiais para sua conservação. Além disso, é importante guarda-lá em um local apropriado. 

Analise a sua joia regularmente e tome as cuidados básicos e necessários para mantê-las em um bom estado.

 

Cuidados básicos

 

  1. Evite usar as joias para desenvolver serviços manuais pesados pois elas podem ser danificadas;
  2. O suor pode acelerar o processo de oxidação, sendo assim, é importante evitar o uso de jóias em atividades físicas;
  3. Procure não deixar suas joias em contato com produtos químicos (perfumes, cremes, bronzeadores, sabonetes, agua-sanitária, cloro de piscina, medicamentos, etc.) pois eles atacam a liga do metal, alteram a cor das pedras e podem causar danos irreversíveis a sua peça. Ao usá-los, espere alguns minutos para colocar sua joia;
  4. Poupe a exposição ao sol e o calor excessivo sobre sua peça;
  5. Proteja sua joia de impactos contra superficies duras e evite o contato com superfícies abrasivas (até mesmo um diamante pode se lascar se atingido com muita força ou em um determinado ângulo);

 

Como limpar suas joias

 

Precauções básicas devem ser tomadas com todas as suas joias na hora da limpeza. No entanto, algumas gemas, como descrito nesta seção, exigem cuidados especiais. 

 

  1. Joias sem pedras: deixe a peça de molho por alguns minutos em uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio. Passe levemente uma escova de cerdas macias em água corrente e seque com um papel delicado.
  2. Joias com pedras preciosas (exceto esmeralda, pérolas e gemas orgânicas): lave-as com água morna e detergente neutro, friccionando de forma suave uma escova de cerdas macias. Seque com um papel delicado.
  3. Joias com esmeraldas: use água fria e sabão neutro. Enxágue-as e seque sem esfregar. 
  4. Joias com pérolas e outras gemas orgânicas: pérolas necessitam de um cuidado especial. Elas não devem entrar em contato com a água, pois a umidade enfraquece o fio de seda. Evite também o contato de peças que possuem pérolas com outras joias. Limpe a peça suavemente e apenas com um pano macio e úmido ou algodão, jamais utilizando qualquer tipo de escova.
  5. Joias escurecidas pelo iodo: algumas pessoas apresentam maior concentração de iodo no organismo e suas joias escurecem mais facilmente. Para voltarem a cor original, providencie novo polimento por um profissional de confiança.

Por fim, nunca ferva suas peças com detergentes pois o calor e os produtos químicos são inimigos das joias.

Como guardar suas joias

O armazenamento da joia é muito importante. No momento da compra, a joia é enviada em uma caixa protetora, feita em um material adequado e devidamente forrada para receber peças em ouro. Entre os usos, recomendamos que você a devolva ao seu estojo original.

 

  1. Guarde suas joias separadas umas das outras por veludo ou flanela macia, evitando que se risquem;
  2. Pérolas, esmeraldas e gemas orgânicas precisam “respirar” e ressentem-se da umidade ou secura excessivas. Guarde suas peças em locais arejados e não as envolva em sacos plásticos. 

 

Oxidação

A prata e o cobre (metal presente na maioria das ligas de ouro) em contato com o ar passam por um fenômeno químico denominado oxidação, podendo ocasionar uma alteração na coloração original da joia. Esta alteração de cor não representa mudança na qualidade ou no teor das ligas. É uma alteração natural e superficial, ocorrendo em maior ou menor intensidade em função de fatores tão distintos como a proximidade do mar, o PH da pele, ou a forma de acondicionamento da joia. Se, por ventura, sua joia apresentar características de oxidação, providencie um novo polimento por um profissional de confiança.